O Livro de Eli (The Book of Eli) é um filme de 2010 que conta a história de alguns homens e seus objetivos. Se passa no futuro, um tempo no qual uma guerra nuclear dizimou grande parte da população e afetou tanto a cultura dos povos, quanto o clima na Terra. Pessoas nascidas após essa tormenta já não conheciam a história humana. Já que livros eram raros de ser encontrados - muitos foram queimados durante a guerra por "fazer a cabeça das pessoas" - e a maioria da população nem sequer sabia ler, pois já não existia escola.
Neste cenário, somos apresentados ao personagem principal: Eli (Denzel Whashington). Um verdadeiro sobrevivente que tem como objetivo de vida ir ao Oeste entregar um livro misterioso que possui. Na verdade, esse livro é provavelmente a última edição que restou.
Enquanto isso, um outro homem chamado Carnegie (Gary Oldman) está obstinado a conseguir esse livro, pois - como ele mesmo disse - é um livro que fala sobre amor e esperança. Para Carnegie, que é um homem da elite, tendo esse livro em mãos, pode facilmente dominar a mente e o coração das outras pessoas para que façam o que ele deseja. A história, obviamente, leva ao encontro dos dois e a luta por seus propósitos e finalidades.
Além da história, é realmente um filme bem gravado e bem editado. Possui um estilo próprio que me agrada muito. As cenas de luta enchem os olhos pelo excelente trabalho de coreografia. E as atuações são espetaculares. Não é qualquer filme que tem Denzel Whashington e Gary Oldman contracenando...
Gostaria de falar mais sobre esse filme aqui. Sobre o que os personagens acabam percebendo e aprendendo durante o tempo, mas tudo seria spoiler e estragaria sua experiência. Você REALMENTE precisa assistir O Livro de Eli!
Gabriel Bergamascki
Blogger Comment
Facebook Comment