O mundo dos jogos eletrônicos possui um mercado extremamente competitivo entre as empresas produtoras desses games.  Cada uma delas busca um método para vender seus produtos e manter uma certa relação com seus consumidores.

Nesse cenário, há algumas empresas que preferem lançar suas principais franquias anualmente e outras que preferem aperfeiçoar ao máximo seus jogos e lançá-los a cada 3, 4 ou até 5 anos.
Qual seria o melhor método para a empresa? E para o consumidor? Veremos...
Para representar o método de lançamento anual, gostaria de citar a franquia FIFA, da EA Sports. 





FIFA é, na minha opinião, a melhor franquia de futebol atualmente. Por conta dos gráficos, jogabilidade, e realidade. Não é por acaso que vende absurdamente. No entanto, quem é fã da série e compra todos os anos acaba saindo no prejuízo. Vou explicar:

A cada ano que passa, temos um FIFA “novo”. Com pouco tempo para o desenvolvimento, os jogos são lançados sem muitas novidades. As atualizações de elencos ocorrem do final ano (quando lançam o jogo) até a metade do próximo ano, para que depois desse período o consumidor que deseja elencos atualizados seja obrigado a comprar o mais recente.
Quem compra FIFA durante cinco anos, por exemplo, gasta por volta de mil reais para que provavelmente, no final das contas, jogue apenas o mais recente enquanto os mais ultrapassados ficam na prateleira.
A empresa que trabalha desse modo, obviamente está visando o dinheiro que irá arrecadar com o mínimo esforço possível. Vende muito todos os anos e não precisa investir tanto tempo e dinheiro nas fabricações.

O consumidor perde muito com isso, visto que gasta muito e utiliza pouco.  Gastar todos os anos cerca de 200 reais para jogar com elencos atualizados durante, aproximadamente, nove meses é terrível!

Por outro lado, para representar os jogos que não são anuais citarei a franquia Grand Theft Auto, da Rockstar Games.


GTA é um exemplo claro em que o método utilizado é totalmente diferente dos famosos jogos anuais.

Para se ter uma ideia, GTA V (o mais recente, lançado em 2013) levou cinco anos para ser produzido desde GTA IV, seu antecessor, lançado em 2008. Com uma infinidade de novidades, e mais de 265 milhões de dólares investidos pela Rockstar, GTA V se tornou o jogo mais caro da história, superando o próprio GTA IV que havia custado “somente” 100 milhões de dólares para os cofres da produtora. Mas será que esse investimento de 265 milhões de dólares e cinco anos de desenvolvimento valeram a pena para a Rockstar?

Saiba que em apenas três dias do lançamento de GTA V, a empresa faturou 1 bilhão de dólares e se tornou o produto de entretenimento que chegou a essa marca em menor tempo. Para efeito de comparação, o recorde no cinema é do filme “Os Vingadores” que chegaram a 1 bilhão de dólares em 19 dias.  
Desde o lançamento, a Rockstar já lançou por volta de 8 atualizações para GTA V e o mais importante: TODAS GRATUITAS! É bom ressaltar que GTA V ainda nem saiu para XBOX ONE, PS4 e PC (o que leva a mais vendas).
Em cinco anos, quem é fã da série GTA, gastou cerca de R$200. Isso tudo é muito bom para a empresa que, como já dito, lucrou e lucra muito com seus jogos.  E melhor ainda para o consumidor que compra apenas um jogo com atualizações gratuitas constantes que garantem a diversão durante um bom tempo.

Lembrando que esse post expressa puramente minha opinião e de maneira nenhuma estou comparando FIFA com GTA, já que são ótimos jogos e com propostas totalmente diferentes, mas sim, comparando os métodos que as empresas decidiram utilizar para vende-los.





Share on Google Plus

Sobre wacko

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :