O que move sua vida? Dinheiro, sucesso, fama? Para Steve Jobs, a motivação principal era mudar o mundo. As inspirações eram as melhores para o homem que queria fazer com que cada pessoa no mundo tivesse um computador em casa. Ou melhor, um Mac.

No filme de 2015, ele é interpretado por Michael Fassbender, que consegue passar toda a obsessão do fundador da Apple. Cada detalhe, cada milímetro deveria estar exatamente onde ele queria. Além dos produtos, tinha também a vontade de controlar todas as pessoas ao seu redor, muitas vezes tratando mal seus funcionários, pois achava que seus métodos teriam valor devido as realizações almejadas.

Somando isso ao fato dele descontar dramas familiares em colegas de trabalho e os problemas do serviço em sua família, Steve ficou só. Seu comportamento era danoso ao ambiente em quem vivia, fazendo com que cada um que demonstrava alguma forma de afeto por ele se afastasse. Seu amigo na adolescência Steve Wozniak e sua filha Lisa representam alguns dos que não aguentaram conviver com a arrogância de Jobs.

Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto. Francis Bacon
Do que vale ser o Homem do Ano se você perde a primeira palavra de sua filha? Do que vale ser bilionário se passa anos sem escutar - ou dizer - verdadeiramente um "eu te amo"? Qual o valor da admiração de milhões de  fãs se quem estava com você em todos os momentos não consegue mais te reconhecer?

Esse problema apresentado no longa não é exclusivo a Jobs. Muitos de nós erramos ao dar preferência em ficar hora, horas e horas de nossos dias trabalhando em turnos cada vez maiores, perdendo assim minutos preciosos que poderíamos passar ao lado de nossos familiares. Essa dificuldade em desconectar das preocupações do serviço influencia em nosso convívio com aqueles que amamos, pois não conseguimos descansar e dar valor a uma conversa com nossos pais, por exemplo.

É necessário se atentar a essa inversão de valores. Lembre-se: o trabalho não é tudo. Ele, ao contrário de suas atitudes, não diz quem você é.

Steve Jobs buscou sua vida toda mudar a sociedade, mas não percebeu que antes de revolucionar o mundo da tecnologia precisava se modificar. Como diz o sábio "Ontem eu era inteligente, queria mudar o mundo. Hoje eu sou sábio, estou mudando a mim mesmo".

Sem mais,

Inté.
Share on Google Plus

Sobre Guigo

    Blogger Comment
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário