O mundo dos
jogos eletrônicos possui um mercado extremamente competitivo entre as empresas
produtoras desses games. Cada uma delas
busca um método para vender seus produtos e manter uma certa relação com seus consumidores.
Nesse cenário, há algumas empresas que preferem lançar suas principais franquias anualmente
e outras que preferem aperfeiçoar ao máximo seus jogos e lançá-los a cada 3, 4
ou até 5 anos.
Qual seria o
melhor método para a empresa? E para o consumidor? Veremos...
Para
representar o método de lançamento anual, gostaria de citar a franquia FIFA, da
EA Sports.
FIFA é, na
minha opinião, a melhor franquia de futebol atualmente. Por conta dos gráficos,
jogabilidade, e realidade. Não é por acaso que vende absurdamente. No entanto, quem é fã da série e compra todos
os anos acaba saindo no prejuízo. Vou explicar:
A cada ano
que passa, temos um FIFA “novo”. Com pouco
tempo para o desenvolvimento, os jogos são lançados sem muitas novidades. As atualizações de elencos ocorrem do final
ano (quando lançam o jogo) até a metade do próximo ano, para que depois desse
período o consumidor que deseja elencos atualizados seja obrigado a comprar o mais
recente.
Quem compra FIFA
durante cinco anos, por exemplo, gasta por volta de mil reais para que
provavelmente, no final das contas, jogue apenas o mais recente enquanto os mais
ultrapassados ficam na prateleira.
A empresa
que trabalha desse modo, obviamente está visando o dinheiro que irá arrecadar
com o mínimo esforço possível. Vende
muito todos os anos e não precisa investir tanto tempo e dinheiro nas
fabricações.
O consumidor
perde muito com isso, visto que gasta muito e utiliza pouco. Gastar todos os anos cerca de 200 reais para jogar
com elencos atualizados durante, aproximadamente, nove meses é terrível!
Por outro
lado, para representar os jogos que não são anuais citarei a franquia Grand Theft
Auto, da Rockstar Games.
GTA é um
exemplo claro em que o método utilizado é totalmente diferente dos famosos
jogos anuais.
Para se ter
uma ideia, GTA V (o mais recente, lançado em 2013) levou cinco anos para ser
produzido desde GTA IV, seu antecessor, lançado em 2008. Com uma infinidade de novidades, e mais de 265
milhões de dólares investidos pela Rockstar, GTA V se tornou o jogo mais caro
da história, superando o próprio GTA IV que havia custado “somente” 100 milhões
de dólares para os cofres da produtora. Mas será que esse investimento de 265 milhões de dólares e cinco anos de
desenvolvimento valeram a pena para a Rockstar?
Saiba que em
apenas três dias do lançamento de GTA V, a empresa faturou 1 bilhão de dólares
e se tornou o produto de entretenimento que chegou a essa marca em menor
tempo. Para efeito de comparação, o
recorde no cinema é do filme “Os Vingadores” que chegaram a 1 bilhão de dólares
em 19 dias.
Desde o
lançamento, a Rockstar já lançou por volta de 8 atualizações para GTA V e o mais
importante: TODAS GRATUITAS! É bom ressaltar que GTA V ainda nem saiu para XBOX
ONE, PS4 e PC (o que leva a mais vendas).
Em cinco
anos, quem é fã da série GTA, gastou cerca de R$200. Isso tudo é muito bom para a empresa que,
como já dito, lucrou e lucra muito com seus jogos. E melhor ainda para o consumidor que compra
apenas um jogo com atualizações gratuitas constantes que garantem a diversão
durante um bom tempo.
Lembrando
que esse post expressa puramente minha opinião e de maneira nenhuma estou
comparando FIFA com GTA, já que são ótimos jogos e com propostas totalmente
diferentes, mas sim, comparando os métodos que as empresas decidiram utilizar
para vende-los.
otimo! concordo plenamente!
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