Recentemente, estava perambulando dentro de um grupo do Facebook quando avisto belas ilustrações sobre crossovers entre personagens da Marvel e DC. Curioso para descobrir o responsável conheci Will Amaro, dono da página no Facebook Willustrando. Por ter gostado das artes, que pertenciam ao Desafio Mensal, postei no Instagram do blog (se não conhece, siga-nos no @FourBlitz).
Foi então que decidimos que Will merecia ser o segundo entrevistado do Blog, depois da entrevista com o memorável Pedro Henrique.


Sem mais delongas, vamos:


G: Para começar, peço que se apresente para os leitores do Four Blitz.
W: Meu nome é William Amaro, mas todo mundo me conhece mesmo por WILL. Tenho 25 anos e sou de São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba, Embraer, CTA, ITA, essas coisas. Atualmente moro em Curitiba.

G:Quando você começou a desenhar?

W: Hahaha Essa pergunta nunca falta! Eu lembro de ser bem novinho quando comecei a rabiscar algumas coisas, antes dos 5 anos. Lembro que um vizinho costumava desenhar muito e quando descobri o que ele fazia, o que uma pessoa poderia desenhar, fiquei alucinado e queria de todo modo desenhar como ele. Me lembro de fugir pelas grades do portão, escondido de minha mãe, só pra ir lá ver ele desenhando haha Meu pai também desenha uma coisa e outra e eu sempre pedia pra ele desenhar o Máscara pra mim. A partir disso comecei a ficar obcecado e a praticar sozinho, cada vez mais e mais.


G:Você fez um curso ou aprendeu sozinho?

W: Eu sempre quis fazer um curso, sempre me interessei muito mesmo, afinal, sabia que por meio de um curso eu poderia encurtar um longo período de aprendizado. Infelizmente quando eu era mais novo, minha família não tinha condições para bancar algo assim. Meus pais trabalhavam como pedreiros e se esforçavam muito para conseguir o pouco que tínhamos. Por isso me dediquei por conta e sempre fui autodidata.


G:Você pretende seguir na área ou levará apenas como hobby?

W: Eu pretendo seguir sim, o máximo possível! Tenho muitos planos em mente. Fora os mais comuns como agências, editoras, estúdios e encomenda pessoais, planejo desenvolver meu próprio curso, workshops e talvez, um canal no youtube. Só vou deixar o desenho apenas como hobby quando todos os trabalhos que surgirem forem chatos e tirarem meu gosto por desenhar hahah, do contrário, vamo que vamo!

G:Quais são suas inspirações/influências artísticas hoje em dia?

W: Hoje em dia me inspiro com tudo um pouco. Normalmente me ligo mais em filme, séries, games e quadrinhos. Costumo olhar para essa mídia sempre analisando a direção de arte, cores, vestimentas, ângulos dentre outros aspectos que agreguem algo aos meus desenhos.

G: E sua família, apoia seu trabalho?

W: Hoje em dia sim, e muito! Um tempo atrás eles tinham muito receio, aliás, toda família de um ilustrador tem esse receio devido a desvalorização da profissão. Minha família nunca quis me ver passando as mesma dificuldades que eles passaram, contudo, menos receosos, agora eles me incentivam e me dão muita força.

G: Legal cara, é muito bom quando a família apoia seus sonhos.

W:Sim, isso fez toda diferença pra eu poder acreditar em mim mesmo.

G:Aliás, tem algum outro artista em sua família?
W:Tem sim, um primo meu também trabalha com ilustração.


G: Você se arriscou em outros ramos artísticos (dança, música, etc.)?
W: Uma vez eu comprei um violão e cismei que ia ser bom em música, comprei até um livrinho para aprender as notas e tal. Mas não vingou e eu nunca consegui tocar e cantar ao mesmo tempo, sempre fui meio Kiko nessa parte hahaha. Aprendi uma ou duas músicas no máximo. Voltei para os desenhos, era mais minha área.

G: Você acha que existe uma idade certa para aprender a desenhar? 
W: Não, definitivamente não, na verdade a cada dia me surpreendo mais com o que as pessoas conseguem fazer independente de suas idades.

G: Acha que o tempo para conseguir dominar essa arte varia com a idade da pessoa?
W: Varia de pessoa para pessoa, mas não de acordo com a idade e sim quanto a persistência, a facilidade, a análise e compreensão do próprio trabalho, percebendo o que deve ser evoluído. A experiência e o nível de percepção do mundo aumenta conforme a idade, um adulto percebe mais coisas que uma criança de 5 anos, logo, isso faz diferença, mas não é um fator determinante para pleno domínio.

G: Você acha que desenhar é um dom/talento ou determinação/esforço?
W: hahaha Pergunta mamilos! Acho que desenhar são essas quatro definições, as quais variam de pessoa para pessoa. Particularmente eu vejo desenho mais como determinação e esforço, afinal de contas, não saí da barriga da minha mãe fazendo o que eu faço hoje, e nem foi de uma semana para outra. Durante anos venho buscando melhorias, evolução e sei que ainda tenho uma longa estrada pela frente. Se fosse apenas um dom, penso eu que do dia para noite eu deveria me tornar um Leo Da Vinci e pelo menos comigo não foi assim.

G: Caso seja os dois, qual a importância de cada um na hora de aprender e aperfeiçoar?
W: Em minha visão sobre mim mesmo e sobre outros ilustradores ao meu redor, o dom/talento funciona mais como uma bateria potente, que facilita o aprendizado de algum modo, um amor imenso e intenso que te impulsiona a fazer coisas que você nem imaginaria. A determinação e o esforço vão manter essa bateria viva e torná-la cada vez mais potente. Eu gosto da frase que diz "Quanto mais eu trabalho, mais talentoso eu fico!". Pra mim ela define bem tudo isso. Não há como melhorar, evoluir e se tornar realmente fera em algo, sem se dedicar dias, meses e anos, em qualquer área. Se tiver um fórmula que prove o contrário, por favor me ensinem, pois quero me tornar um ninja o quanto antes hahaha

G: Sobre o desafio mensal, como que rolou esse projeto? Você gostou de fazer? Como foram as experiências?
W: O desafio mensal surgiu de uma iniciativa minha em conjunto com o Francis de Cristo e a Carina Selhorst. Através do Evolução Diária, buscamos sempre incentivar a galera a colocar a mão na massa para aprender e aperfeiçoar seus trabalhos. Nessa linha tivemos a ideia de criar o grupo Desafio Mensal, afinal se a evolução é diária, nada melhor do que apoiar o povo a desenhar todo dia. Eu amei muito fazer o desafio, apesar de uma série de dificuldades e contratempos que surgiram, foi muito, muito bom! Claro, nem todo dia foi fácil, na verdade alguns foram horríveis haha! Mas é muito bom ter um propósito, uma meta, isso estimula muito e ajuda a crescer, e toda dificuldade é um aprendizado também! Curti tanto o desafio que estou me preparando para um próximo! Games ou Filmes? Estou em dúvida.

G: Qual o estilo (cartunização, realismo e etc.) de desenho que você mais gosta de desenhar? E de ver?
W: Pergunta difícil! Por ainda não ter encontrado um estilo que me defina por completo, gosto de fazer de tudo um pouco! Não sou muito fã de coisas muito técnicas, me sinto meio travado, gosto de fazer coisas mais criativas e que agradem as pessoas. Ultimamente tenho desenvolvido um amor maior por caricaturas e cartum, pois são divertidos e a recepção das pessoas é bem bacana, quero me dedicar um pouco mais a esses estilos. E quanto a ver, gosto de absolutamente tudo, tudo mesmo! Gosto de ter um bom repertório e admiro muito a arte alheia, aprendo um pouco mais através delas e sempre me inspiram!

G: Qual desenho que você mais se orgulha de ter feito? (Não necessariamente precisa ser do Desafio Mensal)
W: O desenho que mais me orgulho de ter feito foi o retrato de minha namorada! Ooownn Emoticon heart hahaha. Me orgulho muito dele pois sempre tive uma fixação por hiper-realismo, a qual sempre me motivou a evoluir. Quando concluí o retrato dela e mostrei para as pessoas, a grande maioria achou que era uma foto impressa. E olhavam, mediam, analisavam cada fio de cabelo, ficaram impressionadas e eu fiquei muito contente, mas hoje quero produzir algo melhor! Emoticon smile


hiper-realismo, por Will Amaro

No desafio também me orgulhei de uma ilustração: a do Arqueiro-Verde e do Gavião-Arqueiro. Sei que não é a preferida da galera, mas eu curti tentar algo diferente, uma composição mais complexa, um cenário diferenciado, uma cena.

Cartunização, por Will Amaro

G: Você havia citado a análise e compreensão do próprio trabalho como fundamentais para se aprender e aperfeiçoar.  Gostaria de saber, em qual aspecto as tuas ilustrações se diferem das demais.  O que o seu trabalho apresenta de diferente, na sua visão?
W: O que eu acho que se destaca em meu trabalho é a diversidade e a adaptabilidade.Felizmente ou infelizmente ainda busco um estilo que as pessoas vão dizer ao olhar, "essa arte é do Will", até o momento é como se existisse vários artistas em mim, cada um buscando se sobrepor. Quanto a adaptabilidade, se necessário posso utilizar o mesmo estilo de traço de outro artista com certa facilidade, isso ajuda quando o cliente quer algo específico ou é preciso dar continuidade no trabalho de outro ilustrador.

G: Agora, para encerrar, jogo rápido!  Escolhemos 7 dos 30 duelos que você fez entre personagens da Marvel e DC no Desafio Mensal, para que você nos dê a sua opinião.  Quando você estava produzindo esses desenhos, quem você imaginou que ganharia?  


DUELO  01: 



Demolidor vs. Batman

W:  Batman venceria! Batman vence todo mundo! *u* 



DUELO  02:


Fênix vs. Mulher Maravilha

W:  Apesar de gostar mais da Mulher Maravilha, sei que a Fênix venceria :(


DUELO  03:


Thor vs. Shazam


W:  Eu aposto no Thor! :D



DUELO  04:


Thanos vs. Darkside


 W: Acho que o Darkseid levaria essa também! Acho ele mais sinistro!


DUELO  05:

Homem Aranha vs. Coringa

W: Voto no Homem-Aranha! Mas que o Coringa ia infernizar a vida dele, isso ia!


DUELO  06:

Mística vs. Arlequina

W:  A Arlequina é uma queridíssima, sou fã! Mas a Mística levaria essa! Ela é osso duro!


DUELO  07:

Apocalypse (Marvel) vs. Apocalypse (DC)

W: Viesh! Eu acho que o Apocalipse da marvel ganharia. o cara é tipo BOMBRIL! Por via das dúvidas me esconderia em baixo da cama apenas e esperaria o fim do mundo! hahaha


Encerramos por aqui nosso segundo #4BlitzEntrevista, com a fera do Will Amaro.
Se você não viu a primeira, com o Pedro, clique aqui para ver.
Bom, é isso,
Até mais!


Ah, só mais uma coisa:
Se você quiser ver todos os desenhos do desafio, clique aqui para ver o álbum no Facebook do Will.

Agora sim,
Inté!

Share on Google Plus

Sobre Guigo

    Blogger Comment
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário