O que você faz quando algo muda em sua vida? Espera tudo se ajeitar ou vai atrás para solucionar o problema?
Esse é o dilema do best-seller "Quem mexeu no meu queijo?", de Spencer Johnson. No livro, Johnson conta a história de quatro personagens: dois ratinhos (Sniff e Scurry) e dois duendes (Haw e Hem), que dispostos em um labirinto, tem a missão de diariamente encontrar o sonhado Queijo, que é uma metáfora para o que qualquer um de nós quiser, seja no trabalho ou na vida.
Certo dia, o quarteto acha um posto cheio do que procurava, podendo assim relaxar e descansar. Entretanto, o estoque acaba depois de um tempo. Enquanto a primeira dupla rapidamente volta ao labirinto em busca de mais desse lacticínio, os duendes aguardam por dias que tudo voltasse ao normal.
Como era de se esperar, nada muda, deixando Haw e Hem com fome, uma vez que não saíram a procura. Felizmente, Haw resolve por aprender com esse erro e sai da comodidade, partindo numa jornada rumo à encontrar um cheddar, brie ou gouda. Ele passa por algumas dificuldades e faz várias reflexões sobre o ocorrido até finalmente obter o tão esperado Novo Queijo.
Com uma história simples e rápida que continua atual mesmo após 18 anos de seu lançamento, "Quem mexeu no meu queijo?" trás a nós uma grande reflexão sobre como lidamos com as mudanças em nossas vidas, fazendo a nós refletir sobre nossas atitudes em situações adversas.
É um livro muito bom, que recomendo fortemente a todos. Você pode ler ele clicando aqui, ou se estiver com preguiça ver o vídeo abaixo, uma rápida adaptação em formato de filme que é igualmente boa:
Bom, é isso.
Inté.
Blogger Comment
Facebook Comment