Não é novidade para ninguém que somos regados, desde sempre, pela cultura norte americana. A maior força dos Estados Unidos, maior potencia mundial, não está nem na marinha, nem no exército e muito menos na aeronáutica, mas sim no seu poder de influencia. Grande parte dos filmes, séries, jogos, músicas e tantos outros veículos de comunicação e entretenimento são produzidos, empacotados e entregues por eles. Desde pequenos, nós brasileiros já temos contato direto com um mundo e uma cultura muito diferente da nossa.
Obviamente, só deixam passar e chegar aos nossos olhos aquilo que o fazem ter orgulho de seu país. Com o tempo criamos, então, uma ilusão de que nada de errado acontece por lá. Inevitavelmente comparamos com nossa realidade e percebemos o quão primitivos somos. Mas seria essa a verdade? Seríamos inferiores em tudo, em relação a eles? Gostaria de indicar um vídeo hoje do canal Amigo Gringo, no qual Seth Kugel - um jornalista estadunidense que trabalha com o Brasil desde o começo do século e fala super bem nosso idioma - apresenta algumas imagens de lugares brasileiros para outros gringos que não possuem tanto conhecimento sobre o Brasil e grava suas reações e pré conceitos. Veja:
(com legenda)
Logo após assistir a esse vídeo, fiz um comentário pelo próprio YouTube e preciso colocar aqui, pois acredito que expressa meu sentimento de forma até mais genuína, pois estava eufórico e tive que escrever.
Sim, aquela é a minha foto no Youtube. :) |
Desconsidere possíveis erros na mensagem, mas escrevi rapidamente, pois precisava falar. É um assunto seríssimo. Muitos de nós só conseguimos nos atentar aos defeitos presentes em nosso país, descartando tudo que nos diferencia e nos torna únicos, como a mistura cultural, os lugares maravilhosos, o espaço territorial, os diferentes climas, comidas, talentos e tudo mais. Infelizmente, para muitos brasileiros esse pedaço de terra se chama Brazil...
OBS: Visite o canal do Amigo Gringo. Excelente para ver essas "diferenças" entre nós e o pessoal dos EUA. Clique aqui e seja redirecionado.
Gabriel Bergamascki
Blogger Comment
Facebook Comment