Como falamos na semana passada, o jogo A Lenda do Herói, do músico e vlogueiro Marcos Castro, teve um enorme sucesso em sua campanha. Que teve 6109 apoiadores e 258.217 reais arrecadados, que atingiu todas suas metas estendidas, quase quebrando o recorde da banda Dead Fish, que falaremos a seguir.
Mas pouca gente conhece a fundo esse tipo de financiamento colaborativo, que tem um conceito básico: o responsável pelo projeto, seja ele um game; um disco novo para uma banda ou até mesmo um produto novo produzido por uma start-up, apresenta a sua proposta e deixa claro a quantia necessária para a realização do mesmo. A partir daí, resta ao internauta escolher qual projeto interessa mais e investir nele.
Existem vários sites para isto, como o Kickstarter, o Benfeitoria e o Catarse, utilizado por Marcos.

Fracassos


Cristian, Marcelinho e Wesley: os fiascos do crowdfunding esportivo brasileiro. 
Porém, na área esportiva, tivemos dois fracassos recentes, nos casos do volantes Cristian no Corinthians e Wesley no Palmeiras
      Além deles, Marcelinho Carioca teve um caso parecido, com uma campanha organizada pela Federação Paulista de Futebol, que o comprou do Valencia-ESP por 15 milhões, para tentar a recuperar a grana de forma peculiar: qualquer pessoa poderia ligar para um número 0900 e votar em algum dos grande de São Paulo (Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras) para ser o novo time do Pé-de-Anjo. A fiel torcida do Timão ganhou. com 62,5% do total de votos, e o jogador assinou com a equipe, por qual ganhou os Campeonatos Brasileiros de 1998 e 1999 e o Mundial de 2000. O problema foi que a entidade ganhou nessa brincadeira apenas 2 milhões, sendo um enorme fracasso.

Cases de sucesso

Aqui no Brasil, o modelo vem ganhando força nos últimos anos, como por exemplo o caso da Banda Dead Fish, banda brasileira de hardcore, que estava precisando de uma força para gravar seu sétimo disco de estúdio, conseguiu  mais de 258 mil, sendo que o pedido inicial era de 60 mil. A campanha, que foi um sucesso, teve um total de 3210 apoiadores, que doaram ao todo 258.766, e ajudaram a financiar o álbum, que tem estreia prevista para esse ano, A banda é a atual detentora do recorde brasileiro de dinheiro arrecado em campanhas desse tipo.


Dead Fish: os detentores do recorde brasileiro de dinheiro arrecado em campanhas de crowdfunding. 
                   
Os Raimundos tiveram sucesso parecido, com o CD Cantigas de Roda, de pedido inicial de 55 mil, mas que atingiu 123 mil reais, que foram usados para financiar o disco, que foi produzido e gravado de Billy Graziadei, vocalista e guitarrista da banda Biohazard, referencia dos integrantes no inicio da carreira. 

                                             
                                                O CD que foi lançado em fevereiro desse ano, na integra.

Esses dois casos, assim como o de Marcos, nos mostram que esse é um modelo em crescimento no Brasil, que pode ser cada vez mais utilizado para o financiamentos de projetos como esses.                                           
Esse texto é o primeiro de nossa série sobre crowdfunding, que encerraremos no próximo sábado.  


Sem mais,
Inté.

Guilherme P.S 
Me acompanhe o twitter: @PSouzaGuilherme
Share on Google Plus

Sobre Guigo

    Blogger Comment
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário