Thierry Daniel Henry, um dos maiores atacantes franceses da história, é o tema da primeira  sequência de craque. Hoje falaremos de suas passagens em clubes, do Mônaco ao New York Red Bull.

Mônaco, nasce uma lenda

Porém, é hora de falar de sua carreira como um todo. Henry começou sua carreira no Mônaco, onde ajudou o time a ganhar a Ligue 1 de 96-97 e a se classificar para as semi-finais da Champions 98-99. No total, marcou 28 gols em 114 jogos. Detalhe: Wenger, seu treinador na época, o escala como meia-esquerda.

Juventus, o maior fracasso

Depois do sucesso no time do principado, Henry foi comprado pela Juventus, onde teve passagem apagada, marcando apenas 3 gols em 16 jogos. Ficou de janeiro a agosto de 1999 no clube italiano.  

Arsenal, o auge.



Após sair da Juve, Henry se transferiu para o clube que mais marcou sua carreira: o Arsenal. Lá, fez parte dos Invincibles, que conquistou a Premier League de forma invicta, fato que nunca havia se repetido em um século. Lá, fez 228 gols em 376 jogos. 



Barcelona, onde Henry se afirma vencedor


 Foi titular no Barcelona no sexteto de 2009, onde o clube venceu a Champions, Liga espanhola, Copa da Espanha, Supercopa espanhola, Supercopa da Uefa e o Mundial Interclubes. Não conseguiu repetir as atuações que fazia no clube Inglês, mas ganhou vários titulos. Fez 49 gols em 121 jogos.


New York Red Bulls e o fim


Após cair de rendimento e se tornar reserva de Pedro, Henry saiu do clube catalão e foi para o New York Red Bulls, sendo considerado um dos maiores craques a atuar na MLS, junto ao inglês David Beckham. Porém teve uma primeira temporada regular, onde marcou apenas dois gols em doze jogos. Deu a volta na temporada seguinte, após passar as férias da liga treinando no Arsenal. Finalizou-a bem, marcando 14 gols em 26 jogos. Em janeiro de 2012, férias da MLS, voltou ao Gunners por empréstimo, para substituir Chamakh e Gervinho, que disputariam a Copa das Nações Africanas no período. A rápida passagem no clube o deixou em forma, com uma ótima volta ao NYRD, com sete gols nas oito primeiras partidas, o que além de alegrar os fãs, tornou-o artilheiro do Campeonato á época. Por fim, Henry anunciou no dia 1º de dezembro de 2014 que não voltaria ao clube, e se aposentaria do futebol, para se tornar o comentarista mais bem pago da história, no Sky Sports.



Veja os outros textos dessa série:



Inté, 

Guilherme P. S (@PSouzaGuilherme) 

Share on Google Plus

Sobre Guigo

    Blogger Comment
Comentários
0 Comentários

0 comentários :

Postar um comentário