Mês de julho, boa parte da garotada de férias e com muito tempo livre. Quem não viaja, tem como passatempo favorito assistir séries, seja na Netlifx, na TV ou qualquer outro meio lícito ou não. Entretanto, com a infinidade de novos conteúdos criados, fica difícil escolher qual é o adequado para você.
Por isso, nós do Four Blitz trouxemos uma pequena lista com doze séries para assistir dos mais variados temas, explicando o que irá encontrar se resolver assistir uma delas. Enfim, sem mais delongas, vamos a lista:
- Narcos
Ao assistir algumas das séries desse texto, você pode pensar que isso nunca aconteceria na vida real ou que mentira! ninguém pode ser tão mau assim. Entretanto, ao ver Narcos você se depara com a vida de um dos maiores traficantes da história, o senhor Pablo Emilio Escobar Gaviria, que tinha seus atos tão inesperado que o próprio José Padilha, que além de dirigir dois episódios da série é também diretor de Tropa de Elite, disse que foi necessário usar material de arquivo para que as pessoas pudessem acreditar na história de Escobar.
Com Wagner Moura na pele do protagonista, Narcos é uma série que cumpre bem o papel de contar a trajetória de Pablo e os efeitos do tráfico de drogas na Colômbia e nos Estados Unidos. Assim, se está afim de um drama mais próximo da realidade (ou nem tanto), Narcos é a série adequada para você.
Ponto Negativo: Presa a tradição da Netflix de fazer séries de treze episódios, Narcos se perde ao meio da temporada, criando uma barriga entre os episódios. Por vezes, parecem também que a série não evolui no seu andamento no tempo certo, atrasando em alguns momento e acelerando demais em outros.
- Demolidor
Se você gosta de heróis mas prefere uma abordagem mais séria e menos engraçadinha, Daredevil é a escolha certa para você. Nela, vemos a histório do Demônio de Hells Kitchen e sua batalha diária contra o crime num dos menos badalados bairros de Nova York.
Contando com a participação de outros personagens da Marvel, como Rei do Crime, Justiceiro e Elektra, a série é um prato cheio para fãs de quadrinhos, mantendo a fidelidade ao material original, com uma boa combinação entre cenas de lutas bem coreografados com os dilemas vividos por Matthew Murdock em seu cotidiano com advogado.
Ponto negativo: Por ser ambientada a noite, Daredevil por vezes deixa de entregar uma boa luminosidade nas cenas, ficando difícil perceber quem é quem nas cenas de ação. Além disso, a série ainda não conseguiu criar personagens femininos que interessem ao público, que esperava uma Karen Page melhor desenvolvida.
- True Detective
Se você deseja uma boa série de suspense, com ótimas atuações e um grande mistério, True Detective é a série perfeita para você. Entretanto, se espera ver na tela uma série de “casos da semana”, onde um novo vilão aparece em cada episódio e não há um grande elo entre cada capítulo, infelizmente terei que lhe recomendar outra.
A série, feita pela HBO, trás dois grandes personagens: Rust e Marty, interpretados por Matthew McConaughey e Woody Harrelson respectivamente, dois detetives que voltam a trabalhar juntos para solucionar um caso julgado como resolvido dezessete anos antes.
Além de uma das melhores atuações da carreira de McConaughey, que traz na pele de Rust um ex-detetive muito inteligente mas desiludido da vida, True Detective apresenta uma fotografia excepcional, que pode ser vista nesse post do Amigos do Fórum, além de um clima extremamente pesado e condizente com a temática da série e uma das melhores cenas de plano sequência da história da televisão (veja por sua conta e risco).
Ponto negativo: Por ser uma antologia, True Detective é suscetível a variações em cada temporada, já que entre elas temos uma troca total de elenco e enredo. Com isso, se você quer uma série com a evolução de um personagem durante dezenas de capítulos, você não encontrará nela. Outro ponto é o fato dela ser bem pesada e gore, sendo não recomenda para crianças e pessoas com estomago fraco.
- Friends
Ontem foi um dos 15 dias do Amigo que temos no ano e nada melhor a se fazer do que assistir Friends junto a seus colegas. Você pode se assustar ao ver o número de episódios (236 de 20 minutos no total), mas a dinamicidade de cada capitulo, sempre colocando o sexteto principal formado por Joe, Phoebe, Chandler, Monica, Rachel e Ross em situações engraçadas e por vezes constrangedoras, faz com que você nem perceba que já está na terceira temporada.
Garantia de risadas seja pelas piadas irônicas de Chandler ou pela loucura de Phoebe, Friends é prova de como uma série pode continuar atraindo novos fãs mesmo depois de uma década de encerrada, graças a boa qualidade que ela tem. Com isso, essa é a série ideal para ver como a namorada(o) ou com amigos, por ser leve e quase sempre nos deixar para cima ao final dos capítulos.
Ponto negativo: Você pode acabar se cansando com o vai e volta de Ross e Rachel e com algumas atitudes dos dois durante a série. Outro fato é que alguns personagens pouco evoluem do primeiro até o último episódio.
- Arrested Development
Provavelmente uma das mais disfuncionais famílias que teve sua história contada da TV americana, os Bluth compõe um grupo de pessoas tão diferentes entre si que tornam Arrested Development a série perfeita para quem deseja gostosas risadas num fim de noite.
Gob, Tobias, Lindsay, Lucile, Buster, Maybe formam junto a Michael e seu filho George Michael um família antes distante que se vê obrigada a viver junto depois da prisão do patriarca da família, George Sr.
O humor da série é inteligente e muito bem executado, combinando piadas visuais, trocadilhos e temas recorrentes, como essa estranha imitação de galinha do gif acima, que farão você cada vez mais se apaixonar pelo seriado.
Ponto Negativo: Apesar de adorada pela critica, Arrested Development não foi um grande sucesso de público, por sempre fugir dos lugares comuns que outras Sitcoms sempre retornam. Assim, para descobrir se gosta da série recomendo que assista os primeiros episódios, afim de ver se compra ou não a dinâmica da série. Outro fator contra é o baixo número de temporadas (4 no total), que vai deixar você com um gostinho de quero mais ao final do último episódio.
- The Flash
Aqui temos uma série mais leve, mais infantil. Pra você que não quer “sofrer” com mortes sanguinárias ou cenas impróprias para menores de idade. Entretanto, não se engane: Flash não é uma série “boba” como muitos pensam. Tratam de temas muito bacanas, como viagem no tempo e multi verso. Além, é claro, de você ver um dos melhores heróis da DC Comics em atividade. Podemos ver toda a extensão de seus poderes.
Nessa série temos diversos momentos com referências e inspiração clara das HQs. Com certeza um algo a mais para os leitores.
Principal ponto negativo: The Flash, em certos momentos, acaba se tornando repetitiva e previsível. Nada que prejudique quem está engajado, mas você acaba “sabendo o que vai acontecer”. Lembrando: isso ocorre em momentos pontuais, não é em todo momento da série. Vez ou outra ela consegue sim te surpreender.
- House of Cards
House of Cards é uma série complicada de se indicar. Ela é indiscutivelmente bem produzida e ganhou grande notoriedade/respeito com o público. Mas passa longe de ser “para qualquer público”. Não só pela violência explícita (e outras coisas a mais), mas por se tratar de uma série inteligentíssima! Trata de política, que já é um assunto que nem todos morrem de amor e, além de tudo, usa um linguajar mais complicado. Vou explicar: em diversos momentos, os personagens dizem muito, sem palavra alguma sair de suas bocas. Você precisa ler as entrelinhas da história. E isso é sensacional! Sem contar as atuações excepcionais, principalmente de Kevin Spacey que além de tudo, quebra a quarta parede (fala diretamente com o telespectador).
Principal ponto negativo: House of Cards, por ser uma série muito “adulta” e retratar as sugeiras da política, acaba se tornando pesada e densa. Alguns episódios, quando acabam, te deixam na lama. Fazem você realmente se sentir mal. Te faz enxergar a corrupção, não só de um político, mas do ser humano. E isso realmente “afunila” o público álvo. Apesar de estarmos indicando aqui, talvez essa não seja uma serie pra você… só assistindo saberá.
- Prision Break
Essa é uma série perfeita para se assistir entre irmãos/irmãs. Digo isso, pois a história trata do relacionamento entre dois irmãos e o quanto eles se sacrificam um pelo outro. Até onde vão e o que estão dispostos a abrir mão para continuarem juntos. Você acaba se prendendo a história (principalmente nas primeiras temporadas) e da vontade de assistir 10 episódios por dia. Sem contar que é muito legal ver a genialidade do personagem Michael Scolfield, o irmão mais novo, para livrar o irmão da pena de morte. Ele estudou a prisão que seu irmão estava e tatuou em seu corpo a planta do local, além de outras medidas que o ajudaria nessa missão. Se você começar a assistir essa série, verá que existem personagens super carismáticos nela. E isso com certeza eleva o nível de qualquer obra.
Principal ponto negativo: A trama principal é praticamente resolvida na primeira temporada (que é a melhor, na minha opinião). Esse fator leva a série a criar uma “nova trama” com os personagens vivendo outras situações, mas que já não convencem tanto quanto a primeira.
- Black Mirror
Se você quer uma série que te deixe perplexo com os impactos que a tecnologia pode causar em uma sociedade, essa é a série perfeita pra você! Em Black Mirror você acaba cada episódio se sentindo mal, por um lado, mas com aquele gostinho de “isso REALMENTE poderia acontecer conosco!”. De tão bem feita, você acaba desejando, de verdade, que a tecnologia não avance mais. E caso você tenha se interessado, mas não tem tempo para se engajar em uma série de 10 temporadas, fique tranquilo: Black Mirror só tem 2 temporadas com 3 episódios cada (e um episódio especial de natal), ou seja: em 7 episódios você já terminou de ver. Detalhe: Para maiores de idade.
Principal ponto negativo: Black Mirror tem uma peculiaridade em relação as outras deste post: cada episódio é único, com personagens, conflitos e histórias diferentes. Não segue uma linha de acontecimentos. Pode ser bom para alguns, mas por outro lado, não é uma série que você se apegue a personagens, já que eles só aparecem uma vez.
- Breaking Bad
“Tecnicamente, a Química é o estudo da matéria, mas prefiro vê-la como o estudo da mudança. Os elétrons mudam seus níveis de energia. Moléculas mudam suas ligações. Elementos se combinam e se transformam em compostos. Mas isso é tudo na vida, certo? É a constante, é o ciclo. É solução, dissolução, infinitamente. É o crescimento, então, a decadência, depois, a transformação. É fascinante, realmente.”
Se começasse a ver uma série que tinha como uma das primeiras falas esse discurso de Walter White sobre química, muitos desistiriam rapidamente. Ou melhor, não chegariam nem ao ver depois de ler a sinopse, que fala de um professor do colegial que se aventura no tráfico afim de juntar uma graninha para a família depois de descobrir que estava com câncer.
Engana-se, porém, quem pensa que a série fala dessa matéria escolar, já que trata das transformações dos personagens com os acontecimentos da série. Walter, Jesse, Hank, Skyler e outros tantos são muito bem escritos, e podemos ver todas as mudanças desses ao longo dos 62 capítulos que compõem a série
Sucesso de público e critica e quase unanimidade na lista de maiores séries da história, Breaking Bad é uma ótima série, seja pelo belo afiado roteiro de Vince Gilligan, as atuações de Bryan Cranston, Anna Gunn, Aaron Paul e Dean Norris ou bela linda fotografia. Enfim, assista.
Pontos negativos: Você provavelmente vai querer matar alguns personagens que são muito irritantes.
- Game of Thrones
Game of Thrones é, sem dúvidas, a melhor série de TV em atividade. Não só pela produção que te leva a vivenciar a Idade Média, tanto em cotidiano como em cenas épicas de batalha, mas pela facilidade em criar personagens marcantes e incríveis. Matam seu personagem predileto sem pensar duas vezes, mas com a certeza que melhores virão. Definitivamente não é uma série para crianças! Sério, talvez seja a mais “pesada” dessa postagem. Não por te deixar mal, como outras aqui, mas por conter cenas “muito explícitas” de coisas que você, meu jovem, deve esperar ter mais de dezoito anos para ver. E não estou falando de homens explodindo a cabeça de outros com as próprias mãos…
Principal ponto negativo: Como você já deve ter percebido, se trata de uma série super conhecida, batendo recordes de exibição a cada ano. Como a história já está bem avançada (afinal, logo já teremos a sétima temporada), se você começar agora terá que tomar MUITO cuidado com spoilers. Principalmente nas redes sociais. Uma foto sequer já é mais que suficiente para te prejudicar.
- The Walking Dead
Uma das minhas séries favoritas (se você acompanha os posts do Four Blitz, sabe bem disso). The Walking Dead não é uma série de zumbi. Apesar de termos essa monstruosidade, ela apenas usa isso para impulsionar a situação de sobrevivência. Digo isso para deixar claro: se no lugar dos zumbis, fossem lobos gigantes famintos, a série seria a mesma! O foco é a equipe vivendo em um mundo caótico e todos os conflitos que surgem no meio do grupo precisam ser resolvidos urgentemente para que todos continuem vivos. É uma série com personagens fantásticos e cenas épicas! E detalhe: se você não assiste por pensar que “não tem estômago”, comece a assistir que no terceiro episódio você já estará acortumado(a). Eu GARANTO!
Principal ponto negativo: No começo, personagens principais morriam o tempo todo. Era só piscar e pronto: seu personagem favorito morreu. Mas com o tempo, parece que perderam a coragem e passaram a matar apenas os mais insignificantes. Isso até o final da sexta temporada. Vamos ver se irá melhorar.
Bom, é isso.
Inté.
Gabriel Bergamascki e Guilherme Pinheiro
Blogger Comment
Facebook Comment