Todos sabemos que FIFA e PES dividem as atenções no cenário mundial quando se trata de jogos de futebol. Há anos as duas franquias da EA e Konami, respectivamente, se esforçam ao máximo para evoluir e ultrapassar a concorrente. Como são lançados anualmente (você pode ver nossa opinião sobre jogos anuais, clicando aqui), o tempo é curto para aperfeiçoarem a versão anterior, mas mesmo assim podemos ver claras mudanças. E, estamos aqui para comentar quais foram nossas primeiras impressões da versão 2016 de cada um deles! Desde suas melhorias gráficas e menus até a jogabilidade, em si.
Lembrando que os dois saíram para as plataformas: PC, PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4 e Xbox One. Sem mais delongas...
Vamos começar com PES 16:
O Pro Evolution Soccer 2016 foi lançado inicialmente no dia 15 de setembro e apresentou, logo de cara, mudanças do seu antecessor.
Primeiramente, podemos ver claramente que o menu de jogo está muito bem organizado, apesar de que historicamente, o PES nunca conseguiu um layout muito bom, que juntasse beleza com praticidade. Entretanto, dessa vez, conseguiram fazer algo simples que me agradou. É óbvio que pode e precisa melhorar, mas não é um fracasso como já vimos em versões passadas.
Infelizmente, o Plano de Jogo - onde você faz as configurações do time antes de iniciar a partida - ainda está deplorável. Parece aqueles jogos antigos de futebol, ou até mesmo de celular. É incrível como não conseguem deixar mais apresentável e intuitivo para nós. Veja como ficou:
Não parece aqueles jogos antigos que jogávamos no PC? Lamentável...
A jogabilidade, por sua vez, me agradou bastante! Desde o fracasso no PES 14, a Konami vem acertando novamente e, felizmente, trazendo a memória o lendário Winning Eleven, que me fez jogar horas e horas e, com certeza, foi o jogo de futebol que eu mais me diverti jogando. A questão gráfica, já posso adiantar logo que está superior ao FIFA 16. Me refiro aos jogadores, em si. Enquanto no FIFA 16, parece que estamos vendo um boneco igualzinho o jogador real, no PES 16 parece que estamos vendo o jogador, em si. O Pro Evolution Soccer na maioria das vezes acerta na aparência dos jogadores e supera o FIFA nesse quesito. Dessa vez não foi diferente!
É nítido outra vantagem do PES em relação aos concorrentes: a personalização de cada jogador! No FIFA, muitos reclamam que todos os jogadores cobram pênaltis da mesma forma, cobram falta da mesma forma e etc. No PES, podemos ver claramente que os jogadores seguem a risca o padrão dos jogadores reais! O que é excelente!!
Agora, o que achamos do FIFA 16:
O FIFA 2016 foi lançado dia 22 de setembro e me deixou aliviado! Depois de ter esperado ansiosamente para comprar o FIFA 15 e acabar desistindo depois da triste notícia de que não teria times brasileiros (clique aqui e veja a minha decepção), fui "consolado" com um FIFA 16 que tem tudo para ser o melhor FIFA de todos os tempos! Já disse em outras oportunidades: o FIFA 13 pra mim foi o melhor até agora, mas essa versão 2016 tem tudo para ultrapassa-la. Em questão de menu e design, esse jogo está a anos luz do seu "adversário" PES. A novidade é que agora o menu está todo em azul, o que trouxe um aspecto muito diferenciado. Também podemos citar um novo modo de jogo: o FUT DRAFT! No qual você escolhe um esquema, um capitão (entre cinco opções aleatórias), os jogadores (cada jogador você escolhe entre cinco opções também) e por fim você tem que jogar com esse time por uma série de jogos até vencer e ganhar recompensas.
Contudo, as maiores mudanças/melhorias do FIFA 16 é a jogabilidade. Aumentaram as animações dos jogadores (que agora fazem mais movimentos); há muito mais interceptações de bolas, o que mostra maior inteligência artificial; Os atacantes chutam com qualquer parte do pé, possibilitando diferentes formas de gol; dificultaram a famosa apelação de pegar um jogador rápido e sair correndo até parar dentro do gol; E o maior diferencial de todos: AGORA TEMOS FUTEBOL FEMININO!! Tinha uma dúvida sobre essa nova função. Não queria que o futebol feminino fosse parecido com o masculino, visto que na realidade é totalmente diferente! Tanto no peso dos jogadores/jogadoras quanto na disposição em campo. Fico muito contente em dizer que está PERFEITO! Parece outro jogo até. Com certeza foi um acerto por parte da EA Sports e, obviamente, em breve veremos no PES também...
Enfim, houve muitas mudanças, de fato! Acredito que a franquia FIFA ainda está em vantagem, mas o PES mostrou que está evoluindo e pode, facilmente, ultrapassa-la no futuro. E você? Prefere PES ou FIFA? Quem você acha que está a frente, no momento? Comenta aqui em baixo, pois ficaremos felizes em saber sua opinião!
Gabriel Bergamascki
* Assista também ao vídeo do canal no YouTube Candyland, que comparou os gráficos dos dois jogos:
Blogger Comment
Facebook Comment